quinta-feira, 5 de abril de 2007


NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR



Domingo passado estava passeando com a patroa no Rio Sul (até que enfim está sendo reformado), quando entrei na Siciliano (ou era Saraiva?) indo em busca dos "300 de Esparta", de Frank Miller, que claro, não encontrei devido ao frisson do filme.

Mas, como lá é a "Disney World" dos amantes de livros e DVD´s, comentei com minha esposa que gostaria de encontar um documentário que já tinha visto na TV umas 3 vezes chamado: "Notícias de uma guerra particular", de Katia Lund e João Moreira Salles.

Quando estava saindo da loja, encontrei, "me espiando", o bendito DVD.


O documentário é um retrato da violência descabida do nosso Rio de Janeiro (quiçá, do Brasil), com flagrantes do cotidiano da cidade, tanto pelos soldados da PM (notadamente do BOPE), quanto dos traficantes, que sempre evocam a "falta de oportunidade da sociedade" para justificar o caminho que seguem.

Não bastasse o EXCELENTE documentário, no DVD 2 (sim, documentário com DVD duplo!) temos diversas entrevistas, e uma -ao meu ver- é a mais arrebatadora e reveladora dos últimos anos.

Hélio Luz (que fora secretário de segurança do estado) solta o verbo e joga a verdade -nua e crua- sobre O QUE É O ESTADO (não o estado do RJ, mas o ESTADO de Direito em que vivemos), sobre qual é o papel da polícia, além de COMO DEVERIA SER a mesma e o porque estamos chafurdando na lama, e qual seriam as possíveis soluções. É arrebatador, é chocante.
Desde que ví TIROS EM COLUMBINE que me tornei um fã incondicional de documentários, e ver uma obra dessa, em produção 100% nacional é constatar que apesar de tudos, muitos não estão "dormindo no ponto" e querem mostrar -e mudar- nossa perspectiva atual, e futura.

Mais que recomendado!

Um comentário:

Chequer Gonzaga disse...

Mais triste ainda é observar que um dos documentários é de 1987. Ou seja, 20 anos se passaram e a situação do Rio só tem piorado. Preocupo-me com vc, irmão, cada dia que fico sabendo de algo daí. Aproveito para lhe dizer que estou de volta ao meu Blog. Compareça.
[] ´s