domingo, 15 de abril de 2007

"CONSPIRA CONTRA A SUA PRÓPRIA GRANDEZA O POVO QUE NÃO CULTIVA OS SEUS FEITOS HERÓICOS"


Prezados,

É com muita tristeza que relato o fato abaixo...

Sexta feira última (13/04) após sair do trabalho (e como não fizera “hora extra”) decidi que iria ao cinema ver os 300, mas de última hora, mudei meu destino e fui (pela primeira vez) ao museu da FEB (Força Expedicionária Brasileira), situado no centro do Rio.

Lembro-me de ter lido sobre como o museu passava por dificuldades, sem receber praticamente nenhum tipo de ajuda, com perigo de –em breve- fechar suas portas.

Como não sabia exatamente onde ficava a Rua das Marrecas, saltei no metrô da Uruguaiana e me pus a andar em direção a Lapa (após inúmeras informações colhidas por mim durante a jornada), e ao chegar na bendita rua, pude avistar a placa indicando o local do mesmo.

Aqui faço logo um adendo: Se for de metrô, salte na Cinelândia, pois creio que seja o local mais próximo do museu.

Ao entrar, me surpreendi com 2 coisas:

1) Era o único a visitar.
2) Apesar do RIQUÍSSIMO ACERVO, o mesmo está entregue – literalmente - ao mofo, traças e poeira.

Quando entrei, foi como se eu tivesse “tomado um trem” para década de 40, pois tudo que está lá é REAL, e é impressionante (mesmo!!) a quantidade de material da WWII em um local tão pequeno.

Em um determinado momento, lágrimas me vieram aos olhos, pois comecei a pensar como poderia um local RIQUISSIMO como aquele, com todo aquele material que fez (e faz até hoje) parte de um dos fatos mais importantes da História moderna, estar daquela forma, SEM NENHUM TIPO DE APOIO, a não ser a boa vontade dos veteranos e funcionários que lá estão.

Como seria se todo esse material estivesse nos EUA, Itália, França, Alemanha, Inglaterra?
Acredito eu, que mesmo em algum outro país da América do Sul (salvo engano, o Brasil foi o ÚNICO país da América do Sul a mandar soldados para a WWII) todo aquele acervo seria mais bem tratado.

Enquanto eu ia andando, vendo o armamento da época, as fardas e distintivos alemães (sem dúvida, os mais bonitos, imponentes e bem feitos de todos), entraram mais 2 pessoas, que provavelmente estavam “de passagem”, até que um comentou: “É até emocionante ver tudo isso...têm uns 10 anos que não venho aqui, mas o mais impressionante é que podemos tocar nos objetos, além de vê-los, é claro...”

Perceberam? Em que outro museu –desse nível - nós podemos literalmente TOCAR em objetos que ajudaram a traçar o futuro da humanidade?

Metralhadora MG 42, Browning .50, bazooka, fardas, munições, capacetes, medalhas, fotos, morteiros, granadas, dog tags, punhais, banderias, enfim...está tudo lá, para quem quiser ver.

Depois de ver todo aquele impressionante material, peguei um elevador –até o 5º andar-para comprar uns suvenirs (comprei 1 troféu de enfeite da FEB, e 5 adesivos). Não agüentei e comentei com a mulher que me atendeu, como poderia um museu daquele, estar tão “jogado” dessa mandeira...
Ela me respondeu que não tinham apoio, e em um determinado momento da conversa, perguntou se eu queria patrocinar...AH SE EU PUDESSE, pensei, faria QUESTÃO de arrematar tudo, e acondicionar todo aquele material em um local realmente preparado para isso, levando escolas e interessados a verem o que nossos pracinhas da FEB fizeram na Europa, mais precisamente na Itália.

Um país como o nosso, que está acostumado a “importar heróis”, com todos esses heróis aqui, BEM DE BAIXO DOS NOSSOS NARIZES, esquecidos após tantos anos... É triste.

Em um determinado momento, ela me levou a conhecer os pracinhas, na verdade, me levou até o “diretor” do museu, e esse fato foi até divertido.
Ela queria que eu conversasse com ele, e quando me chamou, dizendo para entrar, ele já foi perguntando: “O que foi ? Qual é o problema??”, como se eu fosse reclamar de algo, porém, quando entrei e comecei a dizer que um museu com aquela riqueza, não poderia ficar “jogado a própria sorte”, sem NENHUM tipo de ajuda, de empresa (seja pública ou privada), o semblante daquele senhor mudou, e começou a lamentar-se da falta de apoio, e por mais tentativas que fizesse, nenhuma resposta era obtida.

Após apertar a mão daquele pracinha, e agradecer a oportunidade, saí de lá com a certeza de que brasileiro realmente não têm memória, ou melhor, não têm e pelo visto não faz a mínima questão de manter sua sua história viva na memória dos que aqui estão, e dos que estão por vir.

E pensar que foi esse senhor, e mais um punhado de compatriotas que travaram uma das mais sangrentas batalhas da Europa, e A MAIS sangrenta batalha ocorrida na Itália (a tomada do Monte Castelo, precisamente às 17h20 do dia 21 de fevereiro de 1945).

Resgatamos o “soldado Ryan”, mas esquecemos de “resgatar” os soldados que –para nós- são MUITO MAIS IMPORTANTES, que são os pracinhas da FEB.

Termino esse texto, com uma frase que consta no museu, posta em quase todo –escasso - material que lá têm para vender (camisa, boné, bolsa de viagem, adesivo e diversos livros).

“CONSPIRA CONTRA A SUA PRÓPRIA GRANDEZA O POVO QUE NÃO CULTIVA OS SEUS FEITOS HISTÓRICOS”

Visite o MUSEU DA FEB no Rio de Janeiro
Rua das Marrecas, 35 LAPA - RIO DE JANEIRO,RJ
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS VETERANOS DA FEB
ABERTO DE SEG A SEXTA NA PARTE DA TARDE
CEP 20031 TEL: 021 2623609

6 comentários:

Lucas Germano disse...

po, fiquei mo feliz que li sobre isso no seu blog, e pude compartilhar com minha professora de historia ela estava falando sobre isso hoje na aula.
A ja anotei o endereço e vou passar pra ela amanha, vai que rola um escução!
e seu tel ta errado o certo seria
021 22623609

Auron, do portalxbox

Anônimo disse...

Prezado Lucas,

Só o fato de ter "mostrado" pra você como a FEB foi importante, já fez meu blog valer a pena!

Obrigado e bom passeio!!

Aranha

Unknown disse...

POR ISSO QUE GRANDES NAÇÕES, QUE DÃO VALOR PARA A SUA HISTÓRIA, ESTÃO NO TOPO DO DESENVOLVIMENTO. O BRASIL NÃO PRESERVA A SUA HISTÓRIA POIS ELA NÃO VAI LHE DAR MILHÕES EM CAIXA. EU PRESERVO A HISTÓRIA, PARABÉNS PELO BLOG.

E VIVA A FEB..........
FORÇA PESSOAL VCS ENFRENTARAM COISA PIORES NA GUERRA.

SENTA A PUA NELES.......... QUE ELES VÃO DAR VALOR A VCS........
E MOSTRA QUE A COBRA FUMA.

DE KLEITON MACIEL
KLEITON.FM@HOTMAIL.COM

jéssica sena disse...

Ola!!!
fiquei muito emocionada com o seu depoimento , eu tive a mesma sensação quando visitei o museu da FEB aqui em BH . É um museu riquíssimo de nossa história , quando visitei fui recebida pelo próprio diretor que por sinal é muito simpático , se eu tivesse condições de ajudar, patrocinaria este museu , mas como não tenho , tento ajudar na divulgação dele ,mas as pessoas tem muito preconceito quando se fala em museu. Eu não desisto de ajudar e sempre que possível visito, e divulgo .... Espero que as pessoas, principalmente as novas gerações não acabem com nossa história que tanto luta para se manter viva .... tem pessoas que nem sabem que o Brasil participou da Segunda Guerra.

Mêncio Toledo disse...

Esse ano completa-se 75 anos do fim da guerra. Essa pandemia fajuta vai estragar os festejos mas precisamos inundar as redes sociais com esse assunto. É o jeito de atingir essa nova geração!

Unknown disse...

SIM, TEM TODA RAZÃO!
É VERDADEIRAMENTE TRISTE E VERGONHOSO VER O DESPREZO COM QUE NOSSOS VERDADEIROS HERÓIS SUA MEMÓRIA E SEUS FEITOS SÃO TRATADOS....