sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Todo atirador de precisão é um sniper?


Prezados,

Navegando pela grande rede, encontrei um pequeno -mas esclarecedor- texto sobre as diferenças entre os atiradores de elite (tanto em nomenclatura quanto sobre sua função /modo de agir) , comumente chamados de snipers.

A propósito, você sabe a origem da palavra sniper? A palavra em inglês, Sniper, tem origem em snipe (narceja) , uma ave muito dificil de apanhar pelos caçadores. Os que conseguiam abater a ave eram chamados de sniper. Bacana, não é?

FOTO DA NARCEJA / SNIPE:


Sem mais delongas, ai vai o texto retirado do excelente site DEFESANET:

Defesa @ Net

Marksman

São atiradores incorporados às unidades tanto do Exército Americano como Fuzileiros Navais, também chamados de “Sharpshooter”

Marksman X Sniper.

Os “Marksmen” raramente operam de forma individual e atuam integrados as suas unidades. O “Marksman”, entretanto, opera como um membro regular de uma unidade onde suas qualidades são empregadas, quando o tiro de precisão é necessário no decorrer das operações.

Snipers atuam em missões específicas e em equipes constituídas de um observador e um atirador. Enquanto “snipers” são intensamente treinados para dominar o conhecimento técnico e em camuflagem, estes conhecimentos não são requeridos dos “marksmen”.

Há diferenças nas atividades e treinamento que afeta as doutrinas e equipamento. Snipers baseiam-se em tiros de precisão, mas com baixa cadência de tiro. Muitas vezes um ou dois tiros em seqüência, enquanto o “marksman” pode empregar uma seqüência de tiro mais rápida embora menos preciso e a uma distância mais curta.

Os “marksmen” são incluídos ao nível de companhia enquanto os snipers são sempre anexados a um nível mais elevado como batalhão.

O Sniper na terminologia brasileira é chamado de caçador. Nas unidades também há um atirador selecionado que leva um Fuzil com mira telescópica, porém não há um nome específico para essa função.



Um filme bacana que tem como tema, um atirador de elite, é o ATIRADOR (Shooter / 2007).

SINOPSE:

Depois de causar a morte de um inocente, Bob Lee Swagger (Mark Wahlberg), um exímio atirador, isola-se nas florestas do Arkansas. Algum tempo depois, ele é persuadido por seus ex-parceiros a ajudá-los a impedir o assassinato do presidente. Mas ele acaba sendo enganado e acusado de ter planejado o crime. Agora, Bob terá de encontrar o verdadeiro assassino e desmascarar a farsa.



Abraço a todos,

Aranha

Um comentário:

AlexFreire disse...

Olá.

Muito interessante o texto sobre os Atiradores de Elite. Há tempos me pergunto qual é a diferença. Obrigado.

Por favor, não se chateie com o que vou dizer, mas discordo de você com relação à qualidade do filme The Shooter. O filme nada traz de conhecimento a respeito da vida e da missão de um Sniper, além de ser uma película de péssima qualidade, no pior estilo "quick-everybody's ass" e "one man army". Mr. Walberg é muito fraco e arrogante para um papel como esse (para qualquer papel, na verdade... deveria ter continuado com os comerciais de cueca). Além disso, o filme traz situação que beiram o ridículo. Os militares e elementos das forças são retratados de forma desrespeitosa e incompetente. Para um país com tanta tradição militar, alguns diretores Estadunidenses possuem um estranho talento para não compreender a essência da vida e dos conflitos dos combatentes. O mais triste é que essa é a imagem que, inadvertidamente, vendem para seu próprio público e para o mundo.

Em minha humilde opinião, 'Sniper', filme de 1993 do diretor Luis Llosa, estrelando Tom Berenger, apesar de não ser perfeito, é a melhor narrativa sobre a missão e - principalmente - os conflitos humanos de um Sniper.

Espero que entenda minhas considerações.

Permissão para me retirar.