terça-feira, 18 de setembro de 2007

FEB - O assunto que aparentemente o Brasil faz questão de esquecer.

Prezados,

Zapeando pelo fenômeno YOUTUBE, me deparei com um vídeo cujo conteúdo mostra um italiano explicando rapidamente os feitos da FEB, e logo depois, um depoimento emocionado (e emocionante) de um pracinha que lutou, matou, e viu muito dos seus amigos morrerem em combate. Em determinado momento do vídeo toda a carga emotiva retorna do passado, arrancando lágrimas desse veterano, que pelo que deu pra perceber no vídeo não retornou ao Brasil para morar, ficando em definitivo na Itália.

Hoje, com quase 30 anos de idade, eu sinceramente gostaria de saber por que nas escolas os nossos feitos heróicos (SIM!!! HERÓICOS!!!) não são aprofundados pelos professores, e mais, por que não são dados os devidos valores aos pracinhas que desacreditados (lembra do: "e a cobra fumou??") foram, viram, lutaram e venceram?

Será que esse contingente de 25.000 brasileiros (entre soldados, enfermeiros e funcionários em geral) que foram para o front italiano estarão fadados a perecer (mais?) devido a imagem que "os pensadores" brasileiros criaram para as novas gerações dos militares, e por conseguinte, do golpe de 64?

Será que a imagem única e exclusiva que fica na mente das pessoas quando se fala nas nossas Forças Armadas são as da ditadura militar? Taxaremos então a todos de "torturadores e monstros"?

Não me lembro de ter aprendido no colégio nada mais que 1 ou 2 folhas (na verdade, frente e verso) sobre os feitos dos pracinhas na WWII, o porque do Brasil ter entrado na guerra e quais foram as consequencias para o país, e claro, para os veteranos.

Tudo o que sei hoje foi graças a simples curiosidade, que me fez comprar livros, revistas, vídeos, navegar na internet e ler mais sobre o assunto.

Vejam os vídeos:







Aproveitando o post, venho informar que acabo de adquirir uma modesta câmera digital, podendo dar inicio a minha peregrinação por alguns museus aqui do RJ. Vai ser na verdade uma "mini-expedição" aos museus das forças armadas da cidade do RJ, a saber:

-MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO FORTE DE COPACABANA-

SITE: http://www.fortecopacabana.ensino.eb.br/
ENDEREÇO: Av Atlântica Posto 6 - Copacabana / RJ. TEL -25224460
VISITAÇÕES:
R$ 4,0 (adultos)
R$ 2,0 (crianças e idosos com mais de 60 anos)
ISENTOS - Militares e idosos acima de 80 anos.
HORÁRIOS: Terça a Domingo, das 10 horas até as 17.

Belíssimo, não é mesmo?


Fui recentemente ao museu, e é uma visita belíssima, tanto no quesito arquitetônico/acervo, quanto na beleza de se observar toda a extensão da praia de Copacabana de um lugar aprazível e tranquilo.

Esse mês de SET o museu está recheado de atrações, e destaco o período de 11 a 30 onde acontecerá a exposição: "ACERVOS DO FRONT", que trará diversos pertences utilizados pela nossa querida FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA (FEB).


-MUSEU MILITAR CONDE DE LINHARES-

SITE: http://www.fortecopacabana.ensino.eb.br/condedelinhares/index_mmcl.htm
ENDEREÇO: Av. Dom Pedro II, 383, São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ
VISITAÇÃO:
Entrada Franca
HORÁRIOS: Terça a Domingo, das 10 as 16 horas.


Sherman da WWII - E você vai perder essa?


Depois posto mais informações sobre o Museu Aero Espacial (OBRIGATÓRIO), e sobre o museu dos veteranos da FEB (que já falei neste blog).
Se alguém tiver sugestão, é só postar aqui, ok?

Grande abraço a todos,

Aranha

4 comentários:

AlexFreire disse...

Olá. Vídeos maravilhosos. Grande dica essa do Forte.

Abraço.

Anônimo disse...

Pois é ALEX, assim que tiver tempo, vou lá novamente, agora com minha camera para tirar umas fotos!

Fique de olho!

;-)

Aranha

Anônimo disse...

É MEU AMIGO ,É DESTE JEITO Q AS COISAS CAMINHARAM ! QUANTO MAIS OS ANOS SE PASSAREM MAIS O POVO ESQUECERA, JÁ EU QUANTO MAIS OS ANOS ME FOREM CONCEDIDOS MAS AMAREI OS CAMIONHOS DA F.E.B
PS : O BLOG TA LOKO HE HE HE

Anônimo disse...

Uso um emblema da FEB (A Cobra Fumando) no meu kimono de competição. Faço isso como módica forma de homenagem aos nossos heróis da WWII. Infelizmente, em todas as competições, sempre aparece alguém perguntando: "o que significa isso???".
SEM COMENTÁRIOS
Um abraço; GGranha.