terça-feira, 22 de maio de 2007

LIBERDADE PARA OPTAR



Dia 17, quinta feira, chego em casa, meu cachorro me sorriu latindo, e decido dar uma zapeada na intenet e me deparo no início com informações desencontradas sobre um possível banimento em massa dos usuários que, por algum motivo, modificaram os firmware dos drives do seu Xbox 360.
A princípio foi levantada a hipótese de problemas na LIVE, ou até mesmo problemas de conexão seja do usuário ou até do seu provedor de acesso.

O usuário Himitsu postou precisamente ás 18:14 uma "foto confirmação" de que a Microsoft estava banindo os usuários que rodavam seus "backups", ou seja, ela repetiu EXATAMENTE o que já havia feito no XBOX, com o jogo HALO 2.

"Não é possível" -muitos devem ter pensado- afinal, lá se vão aproximadamente um ano e seis meses de console no mercado, e mesmo após diversos updates e lançamentos de respeito, tando Gear of War como seu maior expoente, a empresa "nunca deu sinais de que esse dia chegaria" (SERÁ?)

Ainda assim, neste momento as coisas ainda estavam obscuras, até que um post no blog do Major Nelson (fonte confiável) trouxe a tona a verdade! O pesadelo se tornara real, estava estampado nos LCD´s e plasmas de milhares de usuários que a Microsoft estava realmente ceifando a LIVE e seus recursos dos que utilizavam seus "backups". Era verdade! Muitos logo tentaram imputar a culpa no maldito Halo 3, outros encontraram no Spring Update o motivo de toda sua raiva, mas o que temos até hoje é uma grande questão:

Qual, ou quais métodos de verificação a Microsoft usa (usou) para mapear os consoles que tinham seus firmwares destravados?
Acredito que até a data de hoje, ninguém (salvo os próprios desenvolvedores e engenheiros da empresa) sabe o que a empresa usa como "Sherlock Holmes" para identificar hardwares e softwares adulterados.

Alguns ligaram e obtiveram a resposta do suporte Microsoft Brasil (que pelo que andei escutando estava praparada para o que iria ocorrer) de que a empresa checava diversos ítens no aparelho...eu não duvido.

Muitos que no dia 17 não tinham sido banidos, tiveram no dia 18 a ingrata surpresa de que seu console -de agora em diante- estaria de fora da LIVE.

O caos gamístico se instalou nos sites e foruns de discussão por toda a internet, e usuários irados expunham -de forma inflamada- sua insatisfação (até então desconhecida) pela empresa e por sua rede online.

"Que todos seus consoles queimem", diziam alguns.

"A empresa terá milhões em prejuízos" profetizavam outros, mas, como qualquer tempestade que é levada pelo vento, a histeria passou e gradativamente decisões foram tomadas: Um punhado de jogadores anunciou seu console destravado para vender decidindo comprar outro travado, uma outra parcela informa que vai jogar os alternativos em redes alternativas de forma alternativa, ou seja, o XLINK/KAI, e outra parcela informa que vai se divertir com o Wii, ou mesmo com o PS3 da Sony, nada mais justo.

Graças a Deus temos liberdade para optar pelos produtos que queremos utilizar.

Liberdade para optar...Liberdade para optar...LIBERDADE PARA OPTAR, assim como fizeram os que agora estão jogando, assim como fizeram os que agora estão banidos, assim como fizeram os que agora vendem seu console, e/ou adquirem outro, e assim como fez a Microsoft em banir os usuários que iam de encontro a sua política como provedora de serviço.

LIBERDADE DE ESCOLHA, acho que isso é o ponto em comum de todo o rebuliço que ocorreu, afinal TODOS OPTAMOS...não que isso tenha que ser definido por "certo ou errado", "bonito ou feio", mas apenas por simples e transparente liberdade de escolha.

Liberdade de escolha que tive, quando meu console deu 3RL, em destravar o aparelho, vender todos meus jogos originais e usar jogos piratas...
Liberdade de escolha que tive quando decidi que iria vender o aparelho com as 3RL...
Liberdade de escolha que tive em vender meu notebook para comprar meu segundo console.
Liberdade de escolha que tive, quando decidi em deixar meu novo aparelho totalmente bloqueado, ficando assim desde sua compra, até os dias de hoje.

Viram? Onde está a hipocrisia? Qual é o problema?
Existe LIBERDADE DE ESCOLHA, e somos COMPLETAMENTE RESPONSÁVEIS por ela, não devendo "procurar culpados" no meio da multidão para justificarmos nossos atos.

Nenhum comentário: