sábado, 26 de janeiro de 2008

"A vida é curta demais para ficarmos com raiva o tempo todo..."

Meus caros amigos, um feliz 2008! -sempre há tempo para desejar energia positiva ás pessoas-

Em primeiro lugar, o Parabellum não morreu, apesar de ter agonizado esse fim de ano, estou de volta já pensando em mudar o layout do site, para melhor, espero.
O motivo do meu post hoje não é para comentar isso, e sim um filme que fora lançado em 1998, tendo em
Edward Norton sua estrela principal, intitulado:

"A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA"
American History X



Nos final da década de 90, um camarada me recomendou que visse esse filme, dizendo que era muito bacana e interessante, porém não comentou nada de relevante sobre o mesmo. Fiquei curioso, afinal, ele tinha bom gosto para filmes (geralmente debatíamos sobre filmes que gostávamos) e lá fui eu locar o "VHSzão" na locadora mais próxima de casa (Ei, em 99 eu não tinha DVD player, você tinha? hehe)

Não pretendo decorrer sobre o filme em sí (até porque eu gostaria que você visse essa obra prima) , mas gostaria de comentar que esse é -sem dúvida- um filme que devería ser obrigatório nas escolas (sejam elas públicas ou privadas), nas universidades, e porque não dizer, nas famílias, e quando digo isso estou não estou pensando apenas na família brasileiras, digo em qualquer família, em qualquer lugar, de qualquer raça, credo, crença e/ou religião.


O que o filme nos mostra em 120 minutos é a síntese de que o ser humano, por maior que seja sua ideologia, é um ser adaptável, e que por muitas das vezes suas ações podem mudar dependendo da sua necessidade -momentânea ou permanente-, e de que a intolerância e o extremismo podem realmente contribuir (e muito) para uma sociedade cada vez mais doente e com valores deturpados. Atrocidades são disfarçadas com discursos ideológicos ditos por poucos, seguidos por muitos, que na grande maioria das vezes sequer parou para analisar o que estavam fazendo.

Vale ressaltar que o filme foi brilhantemente executado pelo
diretor Tony Kaye, usando por diversas vezes o recuso "flashback" (que nada atrapalha o desenrolar e a narrativa do filme), além de nos brindar com uma belíssima fotografia (execução, não necessariamente locações). E para aqueles que gostam de filmes cuja interpretação deve ser um dos fortes da narrativa, aplaudirão de pé a atuação do Edward Norton, que inclusive foi indicado ao o Oscar de melhor ator. (aliás, ele perdeu para quem? alguém saberia me dizer?)
O cara está simplesmente perfeito no papel do skinhead
Derek, emanando seu ódio aos judeus e minorias -negros e imigrantes- que invadiram a bela Venice Beach, California.

Deixo vocês com o trailer oficial do filme (clique aqui para ir ao site oficial), filme que deveria ser incluso em uma lista dos "os melhores filmes que você deve ver antes de morrer".





Abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse filme citado (American History X), sem dúvida, é um bom filme. Outro do mesmo estilo, porém mais violento (em todos os sentidos), chama-se: Skinheads - A Força Branca (Austrália, 1993). O ator principal é Russell Crowe, num início de carreira. Tais filmes deveriam ser obrigatoriamente veiculados nas escolas públicas brasileiras. Um abraço; GGranha.

Anônimo disse...

You ԁo not have to commіt hours
at the hеalth club or exert so ѕubstantiallу work and enеrgy in unԁегtaking
perfоrm out juѕt to be able to tone your muscles.


My wеblog - wikizquierda.org

Anônimo disse...

Simply because of this laser therapy ought to be looked at
as being the ultimate option. Thus, you should not be afraid
of possessing your moles removed.

My page - dermatend reviews